Bem-vindo: 29 Set 2024 03:22


 [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Forward entre ONUs
MensagemEnviado: 15 Set 2011 14:03 
Offline

Registrado em: 19 Jul 2011 15:44
Mensagens: 13
Tenho uma OLT e 3 ONUs
As 3 onus estão configuradas como shared vlan na mesma vlan.
Do roteador X que está na porta ethernet da olt até os roteadores atrás de cada onu eu chego.
Mas de um roteador atrás da ONU A para o roteador atrás da ONU B ou C não tem comunicação.
Como se o forward entre as ONUs estivesse bloqueado.

Existe solução para isso?


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Forward entre ONUs
MensagemEnviado: 15 Set 2011 15:27 
Offline

Registrado em: 19 Jul 2011 15:44
Mensagens: 13
Andei visualisando outros tópicos e conversando com outros usuários do equipamento e todos me disserão que não
conseguirão fazer esse cenário funcionar.

Gostaria de um parecer sobre se é possível hoje, ou será possivel algum dia esse cenário.
Pois tanto para mim como para todas as pessoas com quem conversei isso seria quase que excêncial.

sei que é possível fazer roteado, ai existem diversas soluções para se fazer layer2 em cima de layer3,
porém existem outros problemas nisso... como banda, capacidade de pps dos roteadores.
se entregar em vlan direto, dá para vender 100 megas de "interlan" fácil, agora 100 Megas em um roteador. vai ficar um "pouco" mais cara a solução.


Desde já agradeço.


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Forward entre ONUs
MensagemEnviado: 19 Set 2011 16:22 
Offline

Registrado em: 25 Abr 2011 11:30
Mensagens: 15
Tenho Aplicado diversos cenários para fazer interligações na rede gepon, só que comunicação entre ONUs na mesma OLT não é possível. Tem que ter um sw l3 acima da olt e usar, proxy arp para que o mac de uma ONU vá até a OLT e a Olt saiba que este pacote deve ser enviado para outro mac.


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Forward entre ONUs
MensagemEnviado: 19 Set 2011 17:57 
Offline

Registrado em: 19 Jul 2011 15:44
Mensagens: 13
Citação:
Tenho Aplicado diversos cenários para fazer interligações na rede gepon, só que comunicação entre ONUs na mesma OLT não é possível. Tem que ter um sw l3 acima da olt e usar, proxy arp para que o mac de uma ONU vá até a OLT e a Olt saiba que este pacote deve ser enviado para outro mac.

O Sr. sugere algum modelo/marca switch?

Obrigado.


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Forward entre ONUs
MensagemEnviado: 11 Out 2011 23:59 
Offline

Registrado em: 20 Abr 2011 11:48
Mensagens: 144
É possível conectar duas ONUs para que se comuniquem entre si no modo 'CROSS-CONNECT'.

Entretanto, considero ser mais fácil gerenciar essas redes atrás da OLT, principalmente utilizando MikroTik que é muito prático de administrar.

Você pode fazer uma VLAN entre o MikroTik e as ONUs, colocar todas essas VLANs dentro de um bridge, e fazer o que quiser com essa bridge, inclusive prover DHCP.


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Forward entre ONUs
MensagemEnviado: 12 Out 2011 15:11 
Offline

Registrado em: 19 Jul 2011 15:44
Mensagens: 13
ok. sei isso é possivel sim,

Porém agora considere uma lan-to-lan com ponto concentrador (Matriz) com 1 porta de 200M e duas filiais com portas de 100M cada.

Coloque essas 3 Vlans em uma bridge e me diga quando de recurso de hardware essa "solução" vai consumir!


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Forward entre ONUs
MensagemEnviado: 13 Out 2011 08:34 
Offline

Registrado em: 20 Abr 2011 11:48
Mensagens: 144
Para a parte GEPON do sistema, tranquilo, a porta PON da OLT é 1.25Gb, as ONUs fazem 1Gb Down e 300Mb Up (comprovado em laboratório). Para a outra parte, o gerenciamento das VLANs, QoS, enfim, o que você for utilizar, eu particularmente optaria por MikroTik e claro, para esse cenário que você apresentou, quando digo MikroTik é apenas o RouterOS e não usando as RouterBoards. Instale o MikroTik em um bom servidor, e não terá problemas.


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Forward entre ONUs
MensagemEnviado: 13 Out 2011 10:20 
Offline

Registrado em: 19 Jul 2011 15:44
Mensagens: 13
Rodamos RouterOS Mikrotik em servidores dell com processador xeon!
Mas isso não vem ao caso.

se for para fazer uma bridge e consumir hardware, eu prefiro abrir as vlans nas portas do switch e conectar as portas entre si.

A questão é a configuração da OLT para que as onus façam forward de pacotes entre elas!

Fiquei sabendo de um camarada que sabe fazer a configuração da OLT e já utiliza isso, mas ainda não conseguir conversar com ele.

Se conseguir essa informação e realmente funcionar eu posto aqui no fórum.
e se alguem conseguir antes por favor me informe.

Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 [ 8 mensagens ] 


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron