ESTAMOS ENFRENTANDO PROBLEMAS EM NOSSA REDE UTP, VOU TENTAR EXPLICAR O QUE ESTÁ OCORRENDO.
ESTRUTURA DA REDE
TEMOS UMA REDE COM 70 SWITCHES CASCATEADOS COM NO MÁXIMO 90M DE DISTÂNCIA, TODOS SW TERRADOS, USAMOS O CABO POWER LAN DA UNOTRADE, UTILIZAMOS UMA FONTE PRÓPRIA FABRICADA PELA RALTTEK, COM AS ESPECIFICAÇÕES – ENTRADA : 100 – 240 VAC / FREQUÊNCIA 47 -64 Hz / SAÍDA 7.5 VCC – 3A, A FONTE TEM DOIS RABICHOS PARA LIGAR DOIS SWITCHES. RESSALTANDO QUE ATUALMENTE ESTAMOS USANDO APENAS 1 SWITCH POR FONTE.
A REDE É ALIMENTADA POR 1 NOBREAK DA SMS MODELO POWER SINUS II DE 3.2 KVA / ENTRADA E SAÍDA 220V (MONO VOLT) OBS:A ENERGIA DAS PONTAS DA REDE MEDE NO MÍNIMO 190VOLTS SEM OCILAÇÃO.
PROBEMA QUE ESTÁ OCORRENDO
A REDE VEM APRESENTANDO INSTABILIDADES COMO: PERDA DE GERENCIAMENTO, NÃO CONSEGUINDO TER ACESSO AOS SWITCHES E OS CLIENTE CONECTADOS AO PPPOE ACABAM CAINDO A CONEXÃO. O INTERESSANTE É QUE A REDE VOLTA SEM TER SIDO FEITO QUALQUER ALTERAÇÃO, NÃO EXISTEM UM TEMPO DETERMINADO PARA VOLTAR, VARIA DE 1 A 15 MINUTOS.
ESTA REDE ESTÁ TODA HABILITADA COM O PROTOCOLO RSTP PARA EVITAR POSSÍVEIS LOOPS.
TEMOS OUTRA REDE QUE NÃO ESTÁ COM AS FUNÇÕES DE BLOQUEIO DE LOOP ATIVO E MESMO ASSIM APRESENTA O MESMO PROBLEMA, E AO ATIVAR O PROTOCOLO RSTP NESTA REDE AS VEZE SÓ TEMOS ACESSO AO SW QUE HABILITAMOS O PROTOCOLO, E AS VEZES TEMOS ACESSO A UMA SEQUENCIA DE 5 SW, O RESTO FICA TODO INCOMUNICÁVEL, ASSIM QUE DESATIVAMOS O PROTOCOLO RSTP VOLTA AO ‘NORMAL’, MAS QUANDO MENOS ESPERAMOS A REDE CAI.
TAMBÉM IDENTIFICAMOS A OPÇÃO FlowCtrl QUE AO PESQUISAR (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gigabit_Ethernet),
ELE DROPA AS PORTAS QUANDO HÁ UM ALTO TRÁFEGO. APÓS A PESQUISA DESABILITAMOS A OPÇÃO, MAS AINDA ASSIM O PROBLEMA PERSISTE.
ALGUÉM ESTÁ PASSANDO POR ESSE PROBLEMA OU ALGO PARECIDO?