Bem-vindo: 28 Set 2024 19:39


 [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Desempenho abaixo do esperado - OLT-ONU Overtek
MensagemEnviado: 25 Fev 2012 19:25 
Offline

Registrado em: 15 Fev 2012 10:10
Mensagens: 9
Prezados,

minha rede é composta de 1 splitter 1x8 e na saída de cada fibra desse splitter, mais outro splitter 1x8, totalizando 8 caixas de emenda com 8 conexões possíveis cada (64 no total). Fiz os cálculos pelo powerbudget e ainda me sobrou 3,dB de margem de segurança.

O problema é que em alguns clientes consigo uma banda legal, com 10Mbit tranquilo mas em outros casos, mesmo a ONU subindo certinho e não ficar caindo de forma alguma, a banda não passa de 1Mbit, ou talvez nem isso.

Gostaria de saber o que pode estar ocorrendo? É possível fazer um teste pra ver se é problema no sinal, ou nas próprias ONU´s? É possível que esteja chegando sinal suficiente para conectar a ONU, mas não para garantir a banda? Isso pode acontecer?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Marcelo


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Desempenho abaixo do esperado - OLT-ONU Overtek
MensagemEnviado: 14 Mar 2012 18:28 
Offline

Registrado em: 20 Abr 2011 11:48
Mensagens: 144
Marcelo,

Tente fazer o seguinte teste:

1 - Se possível, substitua uma das ONUs que está funcionando corretamente na sua rede, e faça o teste com ela em um dos locais que você notou um desempenho menor. Com o resultado, você já terá certeza se o problema será com a ONU ou com a rede (sinal).

2 - Provavelmente você deve ter um PowerMeter. Pegue como referência a saída da OLT, em seguida, vá até o ponto que sua rede funciona normal, veja quanto de perda você teve até esse ponto. Por fim, vá até o ponto onde sua rede tem o pior desempenho, e anote também esse valor para comparação. Se possível, publique aqui no fórum os dois valores para analisarmos.

Até mais,


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Desempenho abaixo do esperado - OLT-ONU Overtek
MensagemEnviado: 19 Jun 2012 11:21 
Offline

Registrado em: 15 Fev 2012 10:10
Mensagens: 9
Olá pessoal!

Desculpem a demora em postar a solução!

O problema era atenuação no cabo. Logo após a saída da OLT, fizemos muitas voltas para acomodar o cabo dentro do DIO e isso prejudicou e muito o sinal. Foi só deixar apenas uma volta que o sistema começou a funcionar com perfeição.

Mas minha dúvida ainda continua: se a ONU "sobe", ela não teria que garantir o desempenho? Creio que ela deveria não conectar caso o sinal não fosse satisfatório.

Mas enfim, o problema está resolvido e os cliente adorando!

Abraços!

Marcelo


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Desempenho abaixo do esperado - OLT-ONU Overtek
MensagemEnviado: 30 Nov 2012 14:39 
Offline

Registrado em: 29 Nov 2012 16:56
Mensagens: 3
Website: http://www.medianeira.com.br
Localização: Medianeira/PR
Citação:
Olá pessoal!

Desculpem a demora em postar a solução!

O problema era atenuação no cabo. Logo após a saída da OLT, fizemos muitas voltas para acomodar o cabo dentro do DIO e isso prejudicou e muito o sinal. Foi só deixar apenas uma volta que o sistema começou a funcionar com perfeição.

Mas minha dúvida ainda continua: se a ONU "sobe", ela não teria que garantir o desempenho? Creio que ela deveria não conectar caso o sinal não fosse satisfatório.

Mas enfim, o problema está resolvido e os cliente adorando!

Abraços!

Marcelo
Boa tarde pessoal, primeira mensagem. Vamos lá.

Boa pergunta do colega, e gostaria de saber se alguem sabe a resposta, fiquei curioso.
Citação:
Mas minha dúvida ainda continua: se a ONU "sobe", ela não teria que garantir o desempenho? Creio que ela deveria não conectar caso o sinal não fosse satisfatório.
Abraços.

_________________
---------------------------------
Portal Medianeira Informática Ltda
Dep. de Administração de Redes
msn: maikorb@hotmail.com
Maiko Rodrigo Britzke
(45) 3264-6107
(45) 9973-9746


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Desempenho abaixo do esperado - OLT-ONU Overtek
MensagemEnviado: 02 Dez 2012 10:19 
Offline

Registrado em: 20 Abr 2011 11:48
Mensagens: 144
Pessoal,

Uma questão a considerar é que o LED da ONU indicando que o link subiu é um sinal positivo (sem dúvida), mas na velocidade que um link óptico pode cair e voltar, isso não será sinalizado simplesmente pelo LED. Imaginem agora isso acontecendo inúmeras vezes em milisegundos, você terá uma ONU com LED indicando sinal mas com certeza isso irá implicar diretamente na qualidade do acesso.

Para saber a situação real da rede é indispensável:

1 - Analisar com um Power Meter qual o sinal que chega no cliente e garantir uma boa margem.
2 - Monitorar os logs no Software Proprietário.
3 - Em casos mais específicos, colocar o cabo serial e acompanhar os logs de debug direto da console da OLT.

Até mais,


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Desempenho abaixo do esperado - OLT-ONU Overtek
MensagemEnviado: 11 Jun 2014 08:45 
Offline

Registrado em: 30 Mar 2014 15:13
Mensagens: 6
Bom dia Pessoal,

Tenho uma OLT E8110T e uma ONU conectada diretamente com cordao optico e diretamente na internet.
Download não passa de 40 Mbps e UPload 95 Mbps. Tenho banda sobrando para Download, mas nao passa dessa velocidade.

Alguma dica pra passar mais banda?

Obrigado
Waldeir


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
 Título: Re: Desempenho abaixo do esperado - OLT-ONU Overtek
MensagemEnviado: 13 Jun 2014 17:13 
Offline

Registrado em: 12 Jan 2012 09:53
Mensagens: 110
Boa tarde waldeir

indicaria estar trocando path cord e realizar limpeza da porta PON da OLT com álcool isopropílico.

após verifique as configurações alteradas neste tutorial abaixo onde mostra teste de banda no equipamento.

http://wiki.overtek.com.br/images/5/50/ ... _e_ONU.pdf

espero ter ajudado.


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 [ 7 mensagens ] 


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron