Bem-vindo: 26 Nov 2024 16:40

[ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: PROBLEMA ONU X TABELA MAC
MensagemEnviado: 21 Out 2013 17:50 

Boa tarde a todos.

Utilizo em minha rede, GEPON, mas fazendo FTTX.
Tenho 03 OLT modelo E8110T e umas 40 ONU modelo CTS 2702B da Cianet, distribuídas entre essas OLTs.

Cenário de ligação: CCR1036 - OLT - ONU - RB750 - SWITCH

Das 750, tenho saídas para até 4 seguimentos de rede cabeada, chegando a um máximo de 6 a 7 Swicth por seguimento (porta).

Minhas VLANs estão entre a CCR e a RB750 (1 Vlan por Porta na 750).

-> nas OLT eu alterei a configuracao para Allow VLAN Tags on Simple Bridge;
-> ativamos o protocolo RSTP para evitar loop
-> em Bridging Mode, estamos usando Simple Bridged. Em uma tentativa de mudar para Transparent Vlan, a rede caiu e o pessoal não conectava mais.

PROBLEMA:

Quase que diariamente tenho que desligar/ligar uma ou outra ONU. O usuário "joaoteste" esta conectando sem problemas na ONU A, se ele desconectar, as vezes ele não consegue conectar mais nesta ONU. Com o mesmo usuário e senha do "joaoteste" eu conecto sem problemas na ONU B. Acontece tanto com discador criado no PC quanto roteador.

Acabei descobrindo que o problema era alguma coisa com o MAC do "joaoteste", pois se ao invés de desligar/ligar a ONU, eu somente trocar o MAC ele conecta sem problemas. Se eu volto o MAC original, só funciona se der um boot na ONU.

Como se ficasse uma tabela de MAC "agarrada" na ONU, e acaba não permitindo uma nova conexão pelo MAC X nela, e apos reiniciar ela zera essa "tabela", permitindo que o cliente pppoe volte a conectar.

Preciso de uma luz! Help-me! rs

Att.
Wallison Muzy

Responder com citação  
 Título: Re: PROBLEMA ONU X TABELA MAC
MensagemEnviado: 24 Out 2013 15:50 

Boa tarde wallisonmuzy,

Sim, pela descrição do seu problema, é algo com o mac-address.
Não seria algo na CCR? No concentrador PPPoE?
Em PPPoE Servers no MikroTik, está habilitado a opção "One Session Per Host" ?
Na tabela ARP, '/ip arp', se apagar o mac-address ele consegue conectar?

Verifica essa questão.

Até mais,

Responder com citação  
 Título: Re: PROBLEMA ONU X TABELA MAC
MensagemEnviado: 24 Out 2013 17:03 

Boa tarde Rodrigo.
Desde já, grato pela atenção.

Comecei a ter esse problema recentemente, após colocar o GEPON. Pode ate ser coincidência, mas...
Antes quando era CCR - CONVERSOR ÓPTICO - FIBRA - CONVERSOR ÓPTICO - SWITCH nunca tinha me acontecido isso.

Todos os PPPoE Servers estão configurado com "One Session Per Host".

Verifiquei na tabela ARP de minha CCR agora e nao consta MAC de cliente final.. todos os MAC que estao aparecendo la, são associados aos IPs de gerencia das RB750 de rua.

Quando do acontecimento deste problema, já tentamos somente desliga a RB750 por um tempo, matando todas as conexões e as VLANs, mas o problema persiste ao religar.

Uma outra observação, se fosse alguma coisa na CCR, que é meu concentrador, quando um roteador nao conecta na ONU A, ele tb nao era para conectar na ONU F, pois tudo é centralizado no mesmo concentrador, correto?
Quando acontece isso e eu mudo a conexão, levando o roteador para outro local, ele conecta. Somente nessa ONU ele fica apresentando falha, isso ate eu reiniciar a ONU que é a única coisa que resolve.

Fiz contato com a Cianet, mas como toda gerencia é feita pela OLT, solicitaram para fazer contato com vocês da Overtek.

Mais uma vez, obrigado.

Responder com citação  
 [ 3 mensagens ]